A cidade está em festa: é Natal!
Luzes coloridas abraçam árvores, estampam as fachadas de prédios e casas, iluminam ruas e estabelecimentos comerciais, criam uma atmosfera de poesia e magia, de alento e esperança à humanidade. Há mais de dois mil anos, o Deus-menino nasceu em Belém! Os presépios celebram o nascimento de Jesus em nossas casas, nas praças e igrejas do mundo inteiro!
É Natal!!!
Pindamonhangaba está em festa: a Corporação Musical Euterpe celebra 200 anos de história na Princesa do Norte! Há dois séculos, maestros e músicos dessa heroica corporação mantêm acesa a luz da sublime arte de elevar o espírito dos ouvintes às esferas celestes através da música erudita e popular.
A Euterpe sempre esteve presente nas celebrações cívicas e religiosas da cidade e, desde 2018, a convite da Secretaria de Cultura, apresenta a Cantata de Natal na Matriz de Nossa Senhora do Bonsucesso. Essa tradição é esperada pela população, que lota os bancos e as laterais da igreja para prestigiar o espetáculo musical da Banda Sinfônica e do Coral Dona Júlia San Martin Boaventura.
Minutos antes das 19 horas, os músicos afinam seus instrumentos; os coralistas exercitam suas vozes; o espetáculo terá pontual início após o repique dos sinos da matriz…
A maestra Denise Grazy inicia a regência dos 27 coralistas e do pianista repertório da Banda Sinfônica da Euterpe: Also Sprach Zarathustra, de Richard Strauss; Maria, Maria, de MiltonNascimento; Pop and Rock Legends,de Eric Clapton; Queen in Concert,arranjo de Jay Bocook; e Jingle BellsFantasy, arranjo de Jonh Wasson, baseado no Jingle Bells de James Pierpont. Perfeição maior?!? Não há! Apoteose total!
Os aplausos reverberam calorosamente, e o pedido de “bis” torna-se umcoro de palmas orquestradas, melódicas, afinadas pelo desejo de se ouvirmais uma execução da Banda Sinfônica da Corporação Musical Euterpe!
Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, é a música eleita pelo maestro. Aosom das flautas, clarinetes, trompas,trompetes, trombones, saxofones, eufônios, bumbo sinfônico, tubas, bateria, surdo, piano e contrabaixo, reverberam pelas naves e teto da matriz asnotas do samba-exaltação e da santaalegria do nascimento de Jesus…
(…)
O Brasil, samba que dá
Bamboleiro que faz gingar
O Brasil do meu amor
Terra de Nosso Senhor
(…)
Nota após nota, a plateia canta ese encanta com a derradeira cançãoda noite e com a Cantata de Natal daCorporação Musical Euterpe! Maisuma vez – e como sempre! -, a bicentenária Euterpe inscreve seu nomena história da Princesa do Nortecomo uma banda que fez e faz história em momentos especiais da cidade e de nossas vidas. Feliz Euterpe! Feliz Natal!









