Jornal Tribuna do Norte

>> Ir para site antigo
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Cancelamento Digital

Em 1969, nos Estados Unidos, o ser humano adentrou em um novo mundo, a internet havia sido criada, e com ela várias mudanças ocorreram. As redes sociais foram uma das mais importantes inovações no meio tecnológico, dando início à era digital. Porém, pontos negativos surgiram ao longo do tempo, um dos mais preocupantes é a cultura do cancelamento no meio virtual. Nessa perspectiva convém analisar os fatores e os impactos que norteiam esta questão.

Um deles é a pouca empatia ao próximo de boa parte da sociedade. Segundo o filósofo Platão, as opiniões dos seres humanos acerca da realidade são quase sempre equivocadas. Isso mostra que não devemos julgar e massacrar alguém por algo que ela fez, pois todos cometemos erros em nossas vidas, porém muitos não pensam nas consequências que este tal cancelamento terá na vida do cancelado, fazendo com que assim a cultura de tal atrocidade esteja cada vez mais frequente na sociedade contemporânea.

Ademais, é preciso estar atento aos impactos que tal problema causa nos indivíduos cassados na mídia. A série “Control Z” exibida na Netflix, mostra um grupo de adolescentes que tem seus segredos revelados para toda a escola, ocasionando em um cancelamento em massa pelos colegas, afetando drasticamente o psicológico e a vida dos envolvidos. Fora da ficção, isto é algo recorrente, onde pessoas são canceladas diariamente e muitas acabam adquirindo transtornos e até depressão, por não suportarem a pressão psicológica feita pelos acusadores.

Não podemos negar que o cancelamento também possui uma função pedagógica, especialmente em casos em que o indivíduo tenha cometido uma atitude grave. Porém, o cancelamento apenas por cancelar não proporciona nenhuma melhoria social, já que a pessoa vítima do cancelamento não possui sequer a chance de se retratar. Ou seja, quando essa conduta é utilizada como forma de agressão, ela deve ser combatida. Mas, como podemos combater essa atitude?

Muitas vezes, alguém é cancelado por algo do passado, mesmo que tenha refletido sobre a situação e pedido desculpa. Isso é um grande erro, visto que as pessoas mudam com o tempo e coisas que realizaram no passado já não fariam hoje. É necessário dar espaço para que amadureçam e isso demanda tempo. Em algumas ocasiões, acabamos impedindo o outro de se desenvolver.

É crucial entendermos que todos somos suscetíveis a erros, mas também temos a chance de melhorar como indivíduos. Ter essa compreensão é fundamental para não excluir outras pessoas, para estar aberto ao diálogo saudável e para a construção de um mundo mais inclusivo, em que as pessoas se respeitem.

Pindamonhangaba, BR
01:45 am, maio 18, 2024
18°C
céu limpo

Notícias relacionadas

Categorias

Redes Sociais