
As ações de tecnologia implantadas pela Prefeitura de Pindamonhangaba, que fazem parte do programa Cidade Inteligente, mostraram-se mais uma vez eficientes e foram responsáveis por evitar vandalismo e furto na unidade de saúde do bairro Jardim Eloyna, na madrugada do último domingo (18).
Através do sistema de monitoramento de câmeras, implantado em todos os equipamentos públicos do município, o Centro de Segurança Integrado (CSI) detectou que por volta de 0h40, um indivíduo estaria nas dependências da unidade de saúde, ocasião em que os GCMs em plantão se deslocaram até o local.
Após realizar averiguações nas imediações da unidade de saúde, a equipe adentrou ao estabelecimento e visualizou o suspeito escondido dentro da laje. Após a abordagem, o homem de 26 anos, morador do mesmo bairro, afirmou que há uma semana estava pernoitando no estabelecimento de saúde, fato improvável, pois o equipamento público conta com monitoramento 24 horas e nenhuma movimentação atípica havia sido captada pelas imagens.
Mediante o fato, o suspeito foi conduzido até o Plantão da Polícia Civil, que tomou as medidas judiciárias cabíveis.
Para o secretário municipal de Segurança, coronel Paulo Henrique Lopes Carvalho, a ocorrência demonstra que as imagens captadas pelas câmeras de segurança foram essenciais para a identificação e posterior prisão do indivíduo. “Em Pinda, tecnologia e segurança estão alinhadas de forma exemplar e por isso reduzimos a quase zero o número de vandalismo e furto em escolas, creches e unidades de saúde”, afirmou o secretário.
Atualmente, Pindamonhangaba conta com mais de 1.500 câmeras de monitoramento, sendo que deste total, 430 estão implantadas dentro de equipamentos públicos. “Esse trabalho mostra que o título de Cidade Inteligente que nossa Pinda foi recertificada não é apenas um discurso, mas que se traduz em eficiência e economia, evitando prejuízos financeiros e trazendo uma melhor sensação de segurança”, concluiu o secretário.