
A Escola Estadual Ryoiti Yassuda está realizando uma ação de escuta ativa com os estudantes da unidade com o objetivo de incentivar o diálogo na busca de melhorias para a unidade. É uma caixa de sugestões, fica em frente à rádio nos intervalos para os alunos opinarem e darem sugestões.
O objetivo de colocarmos “ouvidoria” é uma estratégia para que se apropriem da palavra, de um canal aberto para ouvir e acolher as ideias e sugestões, comenta a articuladora do grêmio estudantil da unidade. O grêmio estudantil viabiliza o envolvimento de todos os estudantes na participação da gestão escolar. Nas unidades escolares em que a equipe gremista é engajada, goza de real autonomia e participa efetivamente dos trabalhos com a gestão, há um entendimento de melhora no clima escolar e ganhos consideráveis no processo de aprendizagem.
A Diretoria Regional de Pindamonhangaba vem investindo de forma efetiva nas formações gremistas junto aos articuladores e alunos. Ações como essa reforçam a necessidade do fortalecimento das equipes gremistas nas escolas para que possam atuar de forma autônoma e responsável junto à comunidade escolar.