
Aconteceu na Escola Estadual Deputado Claro César, região de Moreira César a primeira edição do Café literário promovido pela professora de Redação e Leitura, Josi Alves. A professora realizou um café literário com uma mesa ao centro e as carteiras em formato de “U”.
Os alunos acessaram o livro da plataforma Leia, mas a leitura foi feita por um livro físico do acervo da escola, foi feito uma roda de conversa que auxiliava nas questões da plataforma.
Segundo relato da professora a aula foi extremamente produtiva e prazerosa: “deixamos a sala de aula “de lado”, e nos imaginamos em uma cafeteria com amigos conversando sobre um livro, o que reforçou como os resultados aparecem quando usamos estratégias alinhadas à realidade dos alunos criando momentos significativos para eles”.
Pequenas mudanças na forma de conduzir a atividade podem transformar o envolvimento e a produtividade da turma. O desafio da leitura é algo presente na sala de aula e o comprometimento e criatividade do professor é de extrema importância para o sucesso de ações como essa. “É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança e uma sociedade toda para formar um cidadão.”