
Uma cadela de Pindamonhangaba se sagrou Campeã Brasileiro e Panamericana de Adestramento do Pastor Alemão na categoria IGP3. A competição ocorreu em Campinas (SP), nos dias 10, 11, 12 e 13 de julho e contou com os mais treinados cães da raça do Brasil.
O Siegerchau das Américas é um evento da raça Pastor Alemão e traz juízes, diretores e competidores de toda a América e conta com duas entidades organizadoras: O CBPA – Clube Brasileiro do Pastor Alemão, e a COAPA – Confederação Americana do Pastor Alemão.
A campeã 2025 é Inka, uma fêmea de sete anos de idade. Ela participou da competição pela primeira vez na categoria mais disputada, com adestramento no mais alto nível, acompanhada dos tutores José Moutella e Ana Luiza, que são também os treinadores da Inka.
IGP – “Internationale Gebrauchshundeprüfung” ou, em português, Regulamento de Prova Internacional de Cão de Utilidade, anteriormente conhecido como Schutzhund ou IPO, é um esporte canino internacional que avalia as habilidades de trabalho de cães, como Pastor Alemão, Malinois, Rottweiler, entre outros, em três áreas: faro, obediência e proteção. O objetivo é avaliar se o cão possui as características de um bom cão de trabalho, como estabilidade, alta capacidade de treinamento e desejo de trabalhar com o manipulador.
Nas atividades de Faro, o cão precisa farejar um caminho de cerca de 600 passos humanos em busca de pequenos objetos. Na parte de Obediência, o animal precisa fazer uma prova sem guia, andar sob comando sem guia, fazer o senta sem guia, ficar em pé sem guia, fazer busca de alteres etc. Já na parte de Proteção, o cachorro deve fazer uma busca de esconderijos, tem que latir quando encontra uma pessoa escondida em um desses esconderijos, alertando o dono.
Inka venceu a somatória da pontuação dos quesitos, conseguindo a maior nota entre todos os cães nas modalidades Faro, com 92 pontos; e Obediência, com 84 pontos. Ela fechou a nota com 77 pontos em Proteção.
Para José Moutella, a vitória é resultado de muita dedicação e esforço. “A Inka está com a gente desde os seus 50 dias de vida. Ela treina diariamente e esses treinos são divididos. Tem treino de condicionamento físico, treinos técnicos, e vamos evoluindo o cão aos poucos em cada quesito. A prova é quase como um ‘triatlo para cães’, que exige bastante. Foram três dias de provas. Felizmente, deu tudo certo e estamos muito felizes com a Inka”, destaca ele.
Moutella e Ana Luíza são treinadores profissionais de cães e proprietários do GoWalk Treinamento e Comportamento Canino.