
Um fruto tão extraordinário merece uma data para comemorar sua existência, não é mesmo? O Dia do Cacau, celebrado hoje, 26 de março, é uma ocasião especial para todos os amantes e produtores de chocolate. Apesar de celebrarmos essa delícia a cada mordida e a cada nova receita provada, esta é a data oficial dedicada ao cacau.
As plantações de cacau espalhadas pelo mundo são fonte de renda para diversas comunidades. Por isso, é importante saber a procedência do fruto, pois você pode colaborar com o desenvolvimento sustentável do meio ambiente e das famílias produtoras.
Fundamental na fabricação dos deliciosos chocolates, o cacau está presente no dia a dia de muitas pessoas. Esta também é uma data para destacar a relevância econômica e cultural do cacau no Brasil e no mundo. Para os apaixonados por chocolate, é um momento de celebrar e agradecer aos Maias, que deixaram essa saborosa herança para a humanidade.
A importância histórica e cultural do cacau é tamanha que o nome científico do cacaueiro, Theobroma cacao, significa em grego: “Alimento dos Deuses”.
O cacau vai muito além da produção de chocolates. Seu sabor único e seus nutrientes favorecem uma alimentação mais saudável, ampliando suas possibilidades culinárias.
A polpa do cacau pode ser consumida como qualquer outra fruta: é adocicada com um leve toque ácido, sendo usada para fazer sucos, licores e geleias.
Já a semente do cacau é o que origina o chocolate em sua forma mais pura. Após a torra, essas sementes se tornam amêndoas de cacau, utilizadas para produzir a manteiga de cacau e o cacau em pó.
A versatilidade do cacau permite a criação de receitas com diversas formas, texturas e sabores. Vitaminas, cocadas, doces variados e até receitas salgadas podem levar o cacau como ingrediente. A criatividade é o limite!
Com a proximidade da Páscoa, cresce a expectativa para a produção e compra de chocolates. Muitas pessoas aproveitam a data para confeccionar e vender ovos artesanais e outras iguarias, mas em 2025, os preços subiram cerca de 30% em relação ao ano anterior.
José Calazans Martins, administrador há 40 anos da tradicional Mercearia e Bomboniere Nogueira, localizada no Mercado Municipal de Pindamonhangaba (Box 2 e 4), comentou sobre o movimento da loja neste período. “Hoje nós temos a maior procura pelo chocolate em barra, porque muitas pessoas estão preferindo fazer seu ovo caseiro”, explica.
O empresário também destacou que o cacau vem enfrentando dificuldades globais por conta das mudanças climáticas e pragas nas plantações, somadas ao aumento da demanda pelo produto. Isso fez o preço disparar, tornando o planejamento de compras e vendas mais desafiador para comerciantes e consumidores.
Apesar disso, José afirma que os clientes continuam valorizando a tradição dos ovos de Páscoa, buscando qualidade e tratando o chocolate como um verdadeiro alimento gourmet.