O Prêmio FLUPP de Educação é uma iniciativa para reconhecer boas práticas educativas em sala de aula e surgiu como uma oportunidade de reconhecer e agradecer a dedicação dos educadores e de proporcionar a eles um momento de reflexão e aprendizagem. As inscrições estão abertas e vão até o dia primeiro de setembro, e nesta edição há novidades: além de professores e coordenadores pedagógicos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, também podem se inscrever os profissionais que atuam no Ensino Médio e estudantes de Licenciaturas e Pedagogia.
Para saber um pouco mais sobre como participar, conversamos agora com Aline Lima, que inscreveu o projeto “Criatividade e comunicação no ensino fundamental: produções práticas da criança autora”. O projeto foi submetido à FLUPP em setembro de 2023, referente às atividades educativas que Aline aplicou entre abril e junho na turma do 4° Ano da Escola Municipal Profa. Maria Apparecida Camargo de Souza. Ela explicou que a ideia para aplicar a experiência docente à FLUPP surgiu inicialmente como uma brincadeira e desafio mútuo lançado junto à amiga docente Profa. Érika Juliana Souza, que há mais de uma década trabalha com o projeto da “Lojinha” para o ensino da matemática financeira e aplicada. Ela também aplicou a proposta referente às suas práticas junto ao 5º ano na escola e, para a surpresa e contentamento de ambas, suas propostas foram contempladas com a premiação da FLUPP 2023.
“Eu tive conhecimento sobre o edital de abertura de inscrições das práticas docentes pela diretora da nossa unidade escolar. Ela encaminhou as informações no grupo do WhatsApp da escola, incentivando a todos os interessados a aplicarem. Fui me familiarizando com os conteúdos digitais que a FLUPP produz e promove e me motivei a tirar um bom tempo para relatar o que promovi junto à turminha do 4º ano, sobretudo por entender serem raras as fundações que reconhecem o papel do professor na sociedade de forma tão segura e explícita, como a FLUPP. Também, a partir das conversas inspiradoras junto aos outros docentes tão dedicados da nossa escola, como a Profa. Érika, juntei força para realizar essa aplicação, pois é bastante trabalhosa e requer um esforço pessoal e uma capacidade de organização das informações diversas geradas no ambiente escolar. Mas o reconhecimento é recompensador e espero que outros docentes da nossa rede sejam novamente contemplados! Bom trabalho e boa sorte a todos os interessados!”, explicou a Profa. Aline Lima quando questionamos o que a levou a querer participar.
O prêmio foi uma viagem à Curitiba, que ocorreu em um final de semana de maio de 2024, sendo totalmente organizada, em cada detalhe, e financiada pela FLUPP.