A interdição da Via Dutra com o tombamento de uma carreta no sentido SP, km 100 a 95, altura de Pindamonhangaba na manhã de terça-feira (9) gerou uma série de reflexos no trânsito da cidade, especialmente no Anel Viário, com congestionamentos em vários pontos durante o dia. Até às 19h, o Anel Viário acumulava longas filas em vários pontos.
Para facilitar o fluxo de veículos, o Departamento de Trânsito de Pindamonhangaba colocou os semáforos de áreas de maior movimentação para trabalharem na função ‘amarelo piscante’, além de enviar agentes para organizar o tráfego. A Prefeitura também liberou todos os caminhões para poderem circular na cidade sem a necessidade da autorização do controle de tráfego de cargas.
De acordo com o secretário de Segurança Pública, Fabrício Pereira, as medidas foram pontuais. “Precisamos dar fluidez no trânsito e evitar acúmulo de veículos. Da mesma forma, liberamos excepcionalmente no dia de hoje os caminhões para trafegarem sem a necessidade do pagamento de taxas no caso de fiscalização eletrônica do controle de transporte de carga”, explicou.
Ainda sobre o fluxo de veículos, o departamento de Comunicação da Prefeitura enviou comunicados orientando os motoristas a evitarem circular pelo anel viário enquanto houvesse filas. A intenção era que os condutores, na medida do possível, procurassem rotas alternativas.
A empresa Viva Pinda também informou que algumas linhas de ônibus foram prejudicadas, principalmente em relação a atrasos, especialmente nos veículos que faziam trajetos pelas regiões do Maricá e Santa Cecília, bem como Santa Cruz, Araretama e Feital.
O Departamento de Trânsito da Prefeitura segue monitorando a situação.