
A Central de Penas e Medidas Alternativas (CPMA) de Pindamonhangaba apresentou um crescimento de 870% nas vagas abertas para serviços comunitários nos últimos dois meses, em comparação com os quatro anos anteriores. O dado foi divulgado em relatório oficial publicado na última semana.
Nos últimos 60 dias, a CPMA realizou 27 visitas a instituições públicas e sociais, como a Prefeitura, Delegacia da Mulher, APAE, Bosque da Princesa e Fórum Criminal. Como resultado, 93 novas vagas foram abertas e sete parcerias foram firmadas, fortalecendo a rede de apoio à reinserção social de apenados.
Também foram promovidas três palestras institucionais abordando temas como empoderamento feminino e os benefícios das penas alternativas para a sociedade e os cofres públicos. A CPMA sediou ainda o Primeiro Encontro Anual das Centrais da Regional Vale do Paraíba e Litoral.
Segundo o responsável técnico pela CPMA em Pindamonhangaba, Jonathas Diniz, “todas as ações foram realizadas com recursos próprios, reforçando o compromisso da equipe com a transformação social”. O secretário de Segurança Pública, Coronel Paulo Henrique, ressaltou que o trabalho está apenas começando e que a meta é expandir ainda mais o impacto positivo da CPMA na cidade.