O voluntariado tem muitas funções para a vida de um praticante da atividade e muitas vezes ele vem como uma ferramenta de descoberta, pois começa a fazer uma determinada atividade e percebe que é aquilo que quer fazer profissionalmente e para o resto de sua vida. Eu sou uma das vítimas, no bom sentido, desta descoberta, pois quando comecei a falar sobre voluntariado, sobre minha atividade voluntária à época, palhaço de hospital para adultos e idosos, comecei a entender que gostava de estar no palco, falar de minhas experiências e falar e interagir com o público, assim começou minha jornada como palestrante.
Depois inspirado por grandes mestres, como Leila Navarro, que tive a alegria de estar com ela semana passada e Roberto Shinyashiki e lógico que hoje me inspiro em outros que se despontam como grandes na arte da oratória e do dividir conhecimento. Temos que estudar sempre e sempre mirar outros grandes nomes para ter como inspiração, mas o pano de fundo sempre a missão de falar do voluntariado como uma fonte incessante de motivação e renovação para as pessoas.
O voluntariado como prática de novidades é a possibilidade da experimentação de forma orientada e segura. Para muitos que ainda não colocaram em prática uma profissão ou hobby o voluntariado é uma oportunidade única para fazer isso acontecer, obviamente que não falamos aqui em colocar em prática algo que possa ferir ou colocar em risco outras pessoas, pela falta de prática, mas de atividades que possam ser executadas de forma segura para todos inclusive para quem a executa.
Desta forma o trabalho voluntário pode ser um campo de experimentação bastante interessante, onde com a prática exercida por um bom tempo pode levar à perfeição e/ou à determinação de uma nova carreira, como foi o meu caso particular. Sem dúvidas o voluntariado é um grande aliado da formação profissional e porque não da descoberta de vocações, são muitos os jovens que pelo trabalho voluntário descobrem suas vocações.
Mas aqui cabe lembrar a importância de oferecer uma gama variada de possibilidades, visto que para ter um dos efeitos, o de conhecer e experimentar novas opções é necessário variedade, caso contrário, estaremos quase que induzindo o jovem a algo que pode ser muito bom para nós, mas não necessariamente para eles. O Voluntariado tem que ser bom para todos, sempre.