As Cinco Linguagens do Amor é um best-seller internacional que foi escrito pelo psicólogo Gary Chapman em 1992, e já vendeu mais de 8 bilhões de exemplares pelo mundo todo. No Brasil, a obra foi publicada em 2013 e até hoje, é amplamente citada, principalmente, no meio das terapias sistêmicas.
Para quem ainda não leu a obra, vou citar aqui quais seriam as 5 linguagens do amor, conforme apontou o autor: Palavras de afirmação, tempo de qualidade, presentes, atos de serviço e toque físico.
As palavras de afirmação seriam elogios, reforços positivos e palavras que inspiram e encorajam como, por exemplo: “você é importante para mim”, “eu te admiro”, e assim por diante.
Tempo de qualidade seria aproveitar o tempo e fazer coisas que gostem, como ir ao cinema, passear juntos no parque, compartilhar momentos de qualidade. E também dar presentes, independentemente do valor monetário; o mais importante é o valor sentimental, como por exemplo, escrever uma carta, um livro, um poema para o ser amado.
Atos de serviço é observar o que pode agradar o seu parceiro, quais os desejos e necessidades dele (a) você pode atender. O importante aqui é demonstrar carinho e afeto. E finalmente, o toque físico — sabemos muito bem a delícia que é e como, às vezes, é tudo que precisamos.
Então, a minha dica é para que comecem, AGORA, a praticar. Por mais amor no mundo e nas relações! Um gesto muda tudo.
Com amor, Daya.








