Com o final do ano se aproximando, já esperamos a chegada daqueles companheiros tradicionais de todo dezembro: os panetones no supermercado, as decorações de Natal nos vizinhos e o 13º salário na conta. O dinheiro extra é sempre muito bem-vindo, especialmente quando ainda não conseguimos montar uma boa reserva de emergência. Afinal, ter um respiro nas finanças após muitos meses de trabalho é uma ótima forma de se encerrar o ano. O dinheiro extra também pode ser uma ótima pedida para antecipar o pagamento de parcelas de financiamentos e quitar dívidas, aliviando o pagamento de juros, ou se preparar para as contas adicionais que chegam todo começo de ano, como material e matrícula escolar, IPTU e IPVA. Ou seja, o 13º salário para ajudar você a começar 2024 com mais saúde financeira.
Comece fazendo uma lista de necessidades. Na hora de fazer a lista, leve em conta todo tipo de gastos, como os presentes de Natal e conserto ou troca de algum eletrodoméstico. Inclua também a quitação de dívidas antigas e das contas que vão chegar no início do ano. Se a lista ficar muito grande, não se assuste. A ideia não é resolver tudo agora, mas ir se organizando e ver o que é mais importante hoje para você e sua família. Fazer escolhas não significa abrir mão de seus desejos, mas se organizar para atendê-los ao longo dos meses. Listou as suas necessidades e estabeleceu algumas prioridades?
O passo seguinte é mapear o que cabe dentro do dinheiro que irá receber, sem estourar o orçamento. Por exemplo, comprar alguns presentes de Natal pode estar entre as suas prioridades, mas é comum que as pessoas acabem gastando mais do que desejam com esses itens. Estabelecer um limite de valor a ser usado para os presentes pode ajudar a sobrar algum dinheiro, que pode ser guardado para as despesas de começo de ano. Se você tem filhos, as necessidades escolares são sempre um peso nas finanças.
Para começar bem o próximo ano, nada melhor do que enxugar alguns gastos que possam “corroer” a renda no futuro, como os juros. Você não precisa usar todo o seu 13º salário para quitar dívidas, mas quanto antes começar a se empenhar para sair da inadimplência, mais cedo poderá planejar suas conquistas. Para quem está pensando em empreender, melhorar sua competitividade no mercado ou até mesmo mudar de carreira, o 13º salário pode ser usado como uma alavanca para isso. É possível investir em uma faculdade, curso técnico ou profissionalizante, especialização ou, ainda, aprender uma nova língua. Todas essas habilidades podem garantir novas oportunidades de trabalho e dar uma incrementada na renda. E ainda converse com a sua família! Um planejamento financeiro feito em parceria é sempre mais tranquilo, pois é possível ter uma noção melhor dos gastos coletivos e pensar em conjunto nas possibilidades e desafios das finanças da família. Assim, converse com as pessoas que moram com você quando for definir suas prioridades e pensar quanto e com o que irá gastar no momento. Analisar tudo e fazer boas escolhas é a melhor saída…