
A Academia Pindamonhangabense de Letras (APL) celebrou com entusiasmo e orgulho as conquistas de seus representantes Luis Claudio Antunes e Juraci Condé, ambos agraciados durante a cerimônia do Prêmio IEV 2025, realizada no sábado, 6 de dezembro, no Salão do Júri da UnisalL, em Lorena. A premiação, concedida pelo Instituto de Estudos Valeparaibanos (IEV), destaca personalidades e instituições que atuam na valorização, preservação e difusão da história e da cultura regional.
O jornalista Luis Claudio Antunes, vice-presidente da APL e diretor executivo do PortalR3, recebeu dois importantes reconhecimentos: o Prêmio de Jornalismo Nelson Pesciotta, pela consolidação do PortalR3 como uma das principais plataformas de informação e cultura do Vale do Paraíba, e o Prêmio de Mídia Cultural – Francisco Sodero Toledo, concedido ao PortalR3 por sua atuação ética, abrangente e constante na difusão da memória e das tradições valeparaibanas.
“É uma honra ser homenageado pelo Instituto de Estudos Valeparaibanos. Gostaria de agradecer imensamente a toda a diretoria do IEV, especialmente a Juraci Condé, por todo o carinho. Espero poder, junto com a equipe do PortalR3, continuar ajudando na preservação das tradições, da história e da cultura valeparaibana para as futuras gerações”, declarou Antunes.
A também acadêmica Juraci Condé, diretora de Eventos da APL, foi homenageada com o Prêmio Eugênia Sereno de Literatura, pela autoria do verbete “Balthazar de Godoy Moreira” no livro GRANDES Escritores do Vale do Paraíba. A premiação reconhece sua dedicação à pesquisa literária e seu compromisso com o registro de personalidades fundamentais para a memória cultural da região. “Amigos e confrades, uma honra imensurável integrar a APL e partilhar esse prêmio do IEV com vocês! Gratidão”, afirmou Juraci.
A presidente da APL, Rhosana Dalle, destacou o orgulho da instituição ao ver seus representantes brilhando em uma premiação tão tradicional. “Nosso vice-presidente e amigo Luis Claudio, e nossa diretora de eventos e amiga Juraci, neste momento vocês nos representam com muito orgulho e bravura neste universo dos registros históricos. Que assim Deus os conserve!”, destacou.








