A fundação da Associação Atlética ocorreu em 12 de abril de 1930, no Clube Literário e Recreativo (ficava na esquina da Avenida Cel. Fernando Prestes com a Rua Cel José Francisco, que começa no Largo São José e termina em frente à Casas Pernambucanas). Inicialmente era apenas um grupo de amigos para “bater bola” aos domingos, formado por funcionários das Estradas de Ferro Campos do Jordão e Central do Brasil. O diretor da “Estradinha” na época, engenheiro Orlando Drumond Murgel, tomou a iniciativa de elaborar o estatuto e fundar o clube, hoje um dos maiores do Estado de São Paulo.
O primeiro campo foi na Vila Nair (mais ou menos onde hoje é a sede do INSS). Em 1935, foi adquirido um terreno ao lado das oficinas da “Estradinha” onde foi construído o novo campo. Nesse local, durante oito anos, aconteceram partidas memoráveis com o estádio lotado.
Mas oito anos depois, em 1943, a EF “Central do Brasil” mudou o traçado de sua linha férrea (passava onde hoje é a Via Expressa) e o campo foi desapropriado. Começou então uma época difícil para o clube, que teve que alugar os campos do Pindense (no Alto Tabaú) e São Paulo e outros.
Somente em 12/09/1945 foi adquirido o terreno na Boa Vista, graças a uma campanha popular (pertencia a José Plínio Marcondes de Oliveira e Aracy de Carvalho Marcondes). Custou CR 30 mil cruzeiros de entrada e o restante em 25 parcelas. Em dezembro de 1948 foi inaugurado o Estádio “Dr. Pinheiro Júnior” que ainda hoje lá está, firme e forte, desafiando o tempo.
Em 1953 o clube ingressou no profissionalismo e durante nove anos, até 1961, o futebol agitava as tardes de domingo na cidade, que recebia grandes equipes do futebol regional e paulista pela 3ª e 2ª Divisão pelo Campeonato Paulista e outras competições. Mas 1961, devido a dificuldades financeiras, teve que abdicar do profissionalismo.