O dia 30 de junho marca a data do nascimento, em 1918, portanto há 106 anos, do professor, poeta, jornalista e escritor (várias obras produzidas) João Martins de Almeida. Uma data que merece ser lembrada como forma de resgatar a memória de um nobre e atuante cidadão pindamonhangabense.
Vítima de um Acidente Vascular Cerebral no dia 20 de maio de 1969, com apenas 51 anos de idade, infelizmente concluiu sua passagem por aqui o inesquecível poeta João Martins de Almeida.
Eclético, dinâmico e produtivo, João Martins, além de ser cidadão envolvido e preocupado em sanar as deficiências do município, destacava-se pelo espírito solidário, pelas campanhas realizadas em prol dos menos favorecidos, pelas empreitadas beneficentes às quais sempre esteve à frente.
Como jornalista, Martins de Almeida foi repórter, redator e também diretor (1945 a 1946) desta Tribuna do Norte. Foi o período em que o jornal foi às ruas de Pindamonhangaba literariamente mais enriquecido, isso graças às suas iniciativas e criatividade. Martins de Almeida colocava mais poesia, mais prosa, mais sentimento e descontração nas páginas da Tribuna, sem se descuidar dos assuntos que precisavam ser tratados com mais seriedade.
A Tribuna do Norte agradece ao professor João Martins de Almeida (em memória) pela sua passagem por este jornal, quando escreveu uma rica parcela da história deste periódico centenário.