
No universo do turismo, histórias de paixão e resiliência se destacam, especialmente em um setor tão desafiador como o de viagens. Foi justamente sobre essa trajetória que a empreendedora Ana Oliveira, proprietária da Agência AnaTur Viagem, compartilhou suas experiências no podcast Café & Cia. Atuando há mais de 15 anos em Pindamonhangaba, ela falou sobre os caminhos que a levaram ao turismo, a relação próxima com os clientes e os desafios enfrentados, incluindo os tempos difíceis da pandemia.
A jornada de Ana começou de forma inesperada. “Começou assim meio que sem querer, mas foi uma paixão à primeira vista”, revelou. Inicialmente acompanhando o ex-marido, que era motorista, ela percebeu uma oportunidade de trabalho após deixar uma multinacional devido à gravidez. A primeira viagem, para Ubatuba, foi um sucesso, com dois ônibus lotados, mesmo em um período sem internet, em que a divulgação era feita “de boca a boca, colando cartazinhos, entregando panfleto”.
Sobre os destinos operados, a AnaTur Viagem foca principalmente em praias, parques temáticos e aquáticos no Brasil. Entre os mais procurados estão Rio de Janeiro, Minas Gerais e parques como Beto Carrero e Hopi Hari. Ana também falou sobre o impacto da pandemia, que atingiu em cheio o setor. “Eu lembro até que era 2019, quando eu estava no auge, falei: ‘Nossa, o ano que vem já vai estar bem mais tranquilo’. Estava tudo vendido na hora que aí parou”, contou. A agência conseguiu se manter graças ao nome consolidado no mercado e à confiança dos clientes, realizando viagens para praias mais desertas e abertas, com todos os cuidados necessários.
Entre os principais desafios da carreira, Ana destacou a necessidade de vendas constantes e a imprevisibilidade do negócio. “É uma venda que você tem que fazer todos os dias”, explicou, ressaltando a responsabilidade de garantir o número mínimo de pessoas para cobrir custos de transporte e hospedagem.
Para Ana, o reconhecimento dos clientes e as premiações como “melhor empresa em Pinda” e “melhor empresa do Vale de agência de viagem” por votação popular são uma grande motivação. “Eu agradeço demais a cada cliente que já viajou, cliente que pretende viajar”, concluiu, celebrando os 15 anos da empresa em agosto.
A entrevista completa com Ana Oliveira está disponível no canal de Youtube da Tribuna: www.youtube.com/@tribunadonortepinda