
O prêmio foi conquistado na terceira edição da Mostra de Barcos a Vapor realizada em São José dos Campos, na Escola João Cursino, no dia 27 de setembro. O evento contou com a participação de 160 alunos e 32 professores de 24 escolas públicas estaduais do Vale do Paraíba e tem como idealizador o professor doutor Enrique Klai de França, que atua no Centro de Inovação da Educação Básica Paulista.
Na etapa de sábado, foram premiados em terceiro lugar os alunos do 9º Ano da Escola Estadual Professora Gabriella Monteiro de Athayde Marcondes, João Matheus Castro de Sá, João Pedro dos Santos, Kamilly Victoria Campeletti de Souza, Letícia Nogueira Guedes Barreira e Raphael Diogo Andrade Guimaraes Sais, componentes da equipe “Os Trutas”, que realizaram a criação do barco através de etapas de trabalho iniciadas em maio, constando também um diário de bordo e um jogo de “Scratch”.
Além de medalhas, os alunos ganharam um passeio ao parque aquático Thermas do Vale, em São José dos Campos. Todo o processo de trabalho foi realizado com a orientação e supervisão da professora de Matemática Giselle Inaoka de Castro, durante as aulas e também com testes, troca de materiais e ensaios na escola para verificar a performance do barco.
Esses momentos foram vividos com muita empolgação por parte dos alunos à medida que viam a criação tomar forma e também por perceberem que conseguiam seguir as dicas da professora, dedicada em promover tal experiência. Para alunos de escola rural, participar de competições como estas é um incentivo para promover educação de qualidade e também desmistificar a ideia cristalizada de que alunos do campo têm menos oportunidades que os da área urbana.
				








