Os alunos da Escola Municipal Serafim Ferreira – “Sr. Sara” participaram de um projeto de responsabilidade social no primeiro semestre de 2024, voltado para ações preventivas contra a dengue, desde a coleta de resíduos na escola e entorno escolar até uma passeata pelo bairro da escola.
O destaque ficou para a turma de alunos do 5º ano A, que realizaram uma visita técnica à Rede de Comunicação do Centro Universitário UniFUNVIC para realizar gravação de mídia no estúdio da faculdade. Conduzido por Isabella Menezes Pedroso, professora de Arte, e Sandra Maria Escóssia, professora regente, o projeto consistiu em analisar músicas, criar paródias e gravar vídeos para conscientizar a população sobre os riscos da dengue.
De acordo com a professora Isabella Menezes, “o projeto incluiu uma visita à TV da Funvic, onde eles puderam ver de perto o funcionamento da área de comunicação e ainda gravaram um clipe da paródia em um estúdio profissional. Além disso, fizemos uma versão gravada na escola, onde os alunos participaram ativamente da produção.”
Como resultado final do projeto, os alunos criaram uma paródia da música “Despacito”, gravando um clipe no estúdio da TV Funvic, para compartilhamento nas redes sociais da comunidade educativa participante da unidade escolar – Serafim Ferreira. “Os alunos ficaram ansiosos para ver o resultado final do projeto e ficamos felizes em saber que a mídia será compartilhada para ampliar a conscientização sobre a prevenção da dengue”, afirmou a professora Sandra Escóssia.
A prática da leitura é uma outra prática que vem sendo intensificada na EM Serafim, voltada para o campo da linguagem, principalmente a oral, que envolve leitura e verbalização. Por meio de projetos e aulas regulares, os professores da unidade escolar têm contribuído com o hábito da leitura e a prática da oralidade, como forma de conectar a literatura e o livro didático à realidade da criança.
De forma mais consistente, a etapa do 2º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais tem ampliado o tempo de leitura em sala de aula, como forma de se preparar para a coleta semestral de registros da fluência leitora, em que o aluno passa por testes de fluência no ato de leitura. “Estudos mostram que a leitura regular melhora a capacidade de interpretação, o vocabulário, a concentração e a memória. Além disso, contribui para a empatia, permitindo que os leitores compreendam e se conectem com experiências diversas através das narrativas”, aponta a professora Luciana de Lima Santos Oliveira, responsável pelos alunos do 2º ano A.
Segundo a professora Edilene Garcia da Silva Souza, responsável pelos alunos do 2º ano B, “a leitura tem sido considerada essencial para o desempenho acadêmico. Escolas que promovem o hábito da leitura desde a infância tendem a formar alunos com maior capacidade de análise e resolução de problemas.” “O estímulo à leitura vai além de ler apenas por obrigação, mas envolve a promoção de programas que incentivem o prazer pela leitura”, acrescenta a professora Carolyne Chedid de Oliveira Dias Fernandes, responsável pelos alunos do 2º ano C.