![](https://jornaltribunadonorte.com.br/wp-content/uploads/2024/05/Untitled-design-2024-05-17T061634.617.jpg)
Cerca de 350 alunos do ensino fundamental da escola municipal Dr. Ângelo Paz da Silva, no Cidade Jardim, estão recebendo palestras sobre cuidados com higiene corporal e alertas contra abuso sexual. A ação é organizada em conjunto entre a direção da escola e a equipe da unidade de saúde do bairro, com palestras ministradas pelas agentes comunitárias Magalli Shimalandia e Simone Neves. O ciclo de palestras começou dia 14 de maio e deve ser concluído dia 17 de maio.
De forma lúdica, as profissionais utilizaram um sinal de trânsito como referência de cores e bonecos desenhados simbolizando as crianças. Com base nisso, elas ilustraram com os alunos as partes do corpo as quais exigem alerta, tanto para higienização, quanto sobre instruções e não permissão caso alguém venha a tocar. Dentre as orientações estão a de não permissão para que as pessoas toquem em determinadas partes do corpo e a importância de sempre conversar com sua família sobre qualquer acontecimento. Nas palestras ainda foi destacado a questão sobre piolhos, banho diário, escovação dos dentes, bem como dengue e separação de lixo seco e lixo úmido.
As profissionais de educação da escola destacaram que, por meio desta parceria entre a Saúde e a Educação, tem sido possível notar mudanças positivas no cotidiano das famílias, transformando o bairro numa sociedade melhor para as crianças.