Hoje vamos conversar um pouco sobre o que fazer antes e depois de uma atividade física, seja ela moderada ou intensa. Você sabe por qual deve começar, pelo alongamento ou pelo aquecimento? Qual a diferença entre eles?
Sempre que vamos realizar um exercício físico, é necessário fazer aquecimento muscular, pois ele serve para preparar o corpo para o movimento, aumentando o fluxo sanguíneo local e sistêmico, além de aumentar a produção de líquido sinovial (líquido articular). O aquecimento antes dos exercícios físicos é fundamental para preparar o corpo e reduzir o risco de lesões. A duração ideal do aquecimento pode variar, mas geralmente, de 5 a 10 minutos é suficiente para preparar o corpo antes do exercício.
O alongamento normalmente é indicado após a realização do exercício, para relaxamento muscular. Estes são temas relevantes para quem pratica exercícios físicos. Contudo, há controvérsias quando o assunto é alongar antes ou depois do treino. Alguns estudos sugerem que o alongamento estático antes do exercício pode ajudar a prevenir lesões e também melhorar a flexibilidade. Porém, outros estudos sugerem que alongar antes do treino pode temporariamente diminuir a força muscular e a performance explosiva durante o treino, devido ao relaxamento muscular que o alongamento provoca.
E depois do treino, há um consenso? Também não! Conforme dito antes, alongar alivia dores musculares e ajuda na recuperação. Entretanto, se feito de maneira excessiva e incorreta, o excesso de alongamento pode causar lesão.
Como devo me aquecer e alongar? Quais seus benefícios? O aquecimento torna os músculos mais flexíveis, reduzindo o risco de distensões e lesões, além de aumentar o fluxo sanguíneo e a temperatura corporal. Aquecer ainda melhora a eficiência metabólica, facilitando a transmissão sensorial e o metabolismo muscular.
O alongamento pode ajudar a aliviar a dor muscular, quando feito corretamente, pois melhora a circulação sanguínea, relaxando os músculos e reduzindo a tensão. Algumas das dores que sentimos no dia a dia, com pequenas sessões de alongamento, já são suficientes para a melhora do quadro. Dores de tensão muscular, algumas tendinoses e tendinites são aliviadas com essa prática, porém, neste último caso, apenas alongar nem sempre é suficiente.
Faça alongamentos suaves e mantenha a posição por cerca de 20 a 30 segundos, evitando forçar demais os músculos. Respeite os seus limites, não force além do ponto de desconforto. O alongamento não deve causar dor intensa, deve ser uma dor suportável e confortável.
Em resumo, aquecer antes de uma prática é sempre importante, e quanto ao alongamento, tanto antes quanto depois do treino, tem seus benefícios e riscos. A recomendação é dissociar o alongamento do treino de força e resistência, evitando excessos.
Lembre-se sempre de consultar um profissional para orientações específicas e ajustar o aquecimento e o alongamento de acordo com o tipo de exercício e sua intensidade. Se sentir dor persistente, consulte um fisioterapeuta ou médico para avaliação.