
Um mergulho pelos contos e vivências do Rio Bravo, Inavegável (significado da palavra “Paraíba”, em tupi) que corta o Vale do Paraíba. Esta é a proposta do Almanaque Em Cantos, que convida os leitores a conhecerem a fundo os poderes de encantamento da tradição oral da região.
A publicação tem tiragem de 12.000 exemplares, com distribuição em seis diferentes cidades do Vale do Paraíba: São José dos Campos, Jacareí, Paraibuna, São Luiz do Paraitinga, Pindamonhangaba e Taubaté. Além da distribuição dos exemplares, os eventos contam também com um bate-papo com o autor, traduzido em LIBRAS, sobre os causos, contos e a cultura do Vale do Paraíba.
Através de um formato cultural, lúdico e pedagógico, e com uso de linguagem acessível para variados públicos, o Almanaque Em Cantos traz novos e diferentes pontos de vista sobre a história e a cultura da região do Vale do Paraíba. A criação desta coletânea tem foco na tradição oral e em como se espelham hoje nos patrimônios naturais, históricos e monumentos paisagísticos que narram parte dessa oralidade. O intuito da publicação é construir pontes entre as vivências do povo que cerca este rio – e assim, manter vivas memórias, costumes e crenças.
A distribuição em Taubaté acontece neste sábado, dia 31, às 19h, no Centro Cultural Casarinho, rua Marechal Artur da Costa e Silva, 566, no Centro. A entrada é gratuita.