Jornal Tribuna do Norte

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Agosto, mês do voluntariado nacional

Roberto Ravagnani é palestrante, jornalista, radialista e consultor. Voluntário como palhaço hospitalar há 17 anos, fundador da ONG Canto Cidadão, consultor associado para o voluntariado da GIA Consultores para América Latina e sócio da empresa de consultoria Comunidea

O mês de agosto no Brasil serve para lembrar o voluntariado, é o mês do voluntariado nacional, e o dia 28 de agosto é o Dia do Voluntário Nacional. Mas e os outros 11 meses? Bem, os outros são outros 500, como diria o ditado popular. O voluntariado merece sim ter um mês só para ele e ser lembrado e comemorado, mas principalmente incentivado. No entanto, a parte do incentivo parece que, na maioria das vezes, fica de forma subjetiva, fica sempre nas entrelinhas, pois a maioria das matérias que vejo na mídia tradicional, que não são muitas, falam dos exemplos, dão uma notícia, com raras exceções, se transformam em uma leitura motivacional.

Mas por que temos que convidar as pessoas para o exercício de uma atividade tão básica? Por ser extremamente básica, as pessoas acham que sabem, que já realizam de alguma forma. Vamos aos exemplos mais corriqueiros: Doar minhas roupas velhas, doar tampinhas plásticas, doar os móveis que não quero mais, entre outros. Isto não é trabalho voluntário. São ações individuais, que deveriam ser feitas por todos nós, mas trata-se de doação, entre elas dinheiro das mais variadas formas.

Mas o trabalho voluntário é muito mais que isso, sem que se dê pesos de necessidade ou importância, é muito mais por ter um envolvimento maior, ter uma dedicação de tempo, fora dos seus afazeres cotidianos, mesmo que se trate de uma ação virtual. O trabalho voluntário é um tempo de qualidade aliado ao seu conhecimento para que possa efetivamente fazer a diferença na realidade de ou para quem você está agindo.

É difícil ser voluntário visto o envolvimento? Sim, é mais difícil, não devido ao envolvimento, mas à dedicação e compromisso, acho que esta palavra traz toda a complexidade em ser voluntário: compromisso. Não é ir quando der, não é participar quando estiver com vontade, não é estar quando e onde eu decidir. Voluntariado é ter, na grande maioria dos casos, um horário para ser cumprido com regras. Portanto, pode e deve ser comparado a um trabalho, mas sem a remuneração financeira, mas com um ganho incalculável.

Você está pronto para fazer isso? Caso esteja, procure uma organização social séria, comprometida com uma causa que você goste e busque entender como eles lidam com o trabalho voluntário, pois como não estou aqui para passar pano para ninguém, tem organização social que não sabe lidar com voluntários e os trata de qualquer jeito, o que não é correto.

    Construindo cidadania

    cmcmultimidia
loader-image
Pindamonhangaba, BR
12:04, pm, julho 19, 2024
temperature icon 19°C
nublado
Humidity 68 %
Wind Gust: 0 Km/h

Notícias relacionadas

Tribuninha N° 54

Tribuninha N° 54

19 de julho de 2024
Edital 10115

Edital 10115

19 de julho de 2024
Edição 10115

Edição 10115

19 de julho de 2024

Categorias

Redes Sociais