Num mês tão especial e esperado pela garotada, a escola Antonia Carlota Gomes ofereceu a seus alunos uma semana cheia de atividades diferenciadas para comemoração do folclore. Os alunos mergulharam em uma verdadeira viagem pelo mundo do folclore.
Para oferecer um dia diferenciado aos seus alunos, a professora Adriana Bustamante, em parceria com os professores Fernando Guaycuru Mendonça e Maria Cristina da Silva, deram início ao projeto “Resgate da Cultura Folclórica”. Um verdadeiro intercâmbio cultural entre os alunos. “Uma vez que buscamos trabalhar as lendas, histórias e brincadeiras, mantemos viva a tradição do nosso País”, diz Maria Rosimeire de Menezes, diretora da escola, ao falar da importância de não deixar a história do folclore morrer. Ela destaca que as novas gerações precisam estar em contato com as lendas e brincadeiras folclóricas para que os detalhes não se percam. “Estamos perpetuando a cultura e mantendo vivas as lendas e brincadeiras. Isso é ótimo para o desenvolvimento dos alunos. É uma data comemorativa que não pode faltar no calendário das escolas”, completa.
Estimulando o Desenvolvimento Integral
Além de promoverem o resgate cultural, as brincadeiras exercitam diversas habilidades essenciais para o desenvolvimento. Através dessas atividades, os alunos aprimoram suas capacidades motoras, a coordenação motora fina e a noção de espaço. Além disso, o convívio social durante as brincadeiras fortalece as habilidades de comunicação, empatia e cooperação, essenciais para a construção de relacionamentos saudáveis.
Preservando Nossas Raízes Culturais
As brincadeiras folclóricas, transmitidas de geração em geração, refletem a essência de nossa cultura e história. Elas funcionam como uma ponte entre o passado e o presente, permitindo que os alunos compreendam e apreciem suas raízes de forma lúdica. Ao introduzir brincadeiras, trava-línguas, parlendas, contos e lendas, estamos preservando um legado cultural valioso e incentivando o respeito e a valorização das tradições.