
Começou a funcionar no Ponto de Parada e Descanso de Pindamonhangaba, no km 95 da Via Dutra (sentido São Paulo – Rio de Janeiro), a primeira unidade móvel do programa “Agora Tem Especialistas Caminhoneira e Caminhoneiro”.
A iniciativa, realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o Ministério dos Transportes e a Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AgSUS), oferece consultas médicas, vacinação, testes rápidos para ISTs e gravidez, pequenos procedimentos, exames laboratoriais e eletrocardiograma.
As unidades funcionarão no modelo itinerante, permanecendo em cada local por pelo menos 90 dias, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 16h às 22h. O foco é atender caminhoneiros e suas famílias, mas outros usuários em deslocamento também podem ser atendidos.
Em Pindamonhangaba, a ação conta com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, que fornece medicamentos, testes rápidos, preservativos e vacinas do calendário adulto e do idoso.
Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a iniciativa busca ampliar o acesso à saúde para profissionais que estão em constante deslocamento, oferecendo atendimento próximo ao local de trabalho.








