




Jovens atletas de Pindamonhangaba mostraram todo o seu talento e determinação ao trazerem medalhas para a cidade em competições realizadas recentemente.
No atletismo, Paola Aparecida Oliveira Rosa, de 13 anos, faz marcha atlética e já conquistou 4 medalhas para Pindamonhangaba. “Tenho bastante fé que vou chegar bem longe, não é a primeira medalha que trago, já tenho uma de 1º lugar, duas de 2º e uma de 3º. A de 1º e 2º lugar foi Estadual e as outras duas foram dos Jogos Escolares que aconteceram no começo deste ano”, destacou. “Dá um friozinho na barriga, porque é o nome da cidade que estamos carregando, dá aquele medo, aquela tensão, mas o que toma conta mesmo é a ansiedade e alegria de estar representando Pinda”, acentuou.
Já na Ginástica Rítmica, Júlia Gabriele Alvarenga dos Santos, de 17 anos, mesmo sofrendo lesões antes da competição, conseguiu se destacar nas disputas. “Fiquei quase dois meses parada, voltei duas semanas antes de competir e peguei o 4º lugar no arco e bola e 3º no geral. Nos Jogos Escolares fui campeã. No ano passado fiquei em 1º lugar na fita e neste ano peguei 1º no bola, fita e geral”, enfatizou. “Iniciei aos 8 anos, fiquei dois anos na escolinha e fui para o treinamento e não parei mais”, completou.
Levi Guimarães Silva, de 12 anos, pratica três modalidades esportivas, sendo que duas já conquistou medalhas. “No futsal já ganhei medalhas, no Judô, que pratico há dois anos, também participei de dois campeonatos, consegui o 1º e 2º lugar, já no Jiu Jitsu faço há pouco tempo e ainda não participei de nenhum campeonato, mas pretendo em breve poder representar Pinda neste esporte também”, destacou.
João Henrique Ribeiro Teixeira Machado, de 13 anos, do Taekwondo, iniciou a prática do esporte há 6 anos e há dois luta representando a cidade do Vale do Paraíba. “É muito bom trazer medalha para Pinda. Desde meu primeiro campeonato já trouxe medalha, agora mês que vem tem o Campeonato Brasileiro e tenho uma expectativa muito boa de trazer mais medalhas pra Pinda”, disse.
O instrutor de Taekwondo, Augusto Manieri, conhecido como mestre Guto, fala da importância da prática para conseguir bons resultados. “A medalha é só um reflexo do trabalho bem feito de toda a comissão técnica, dos professores que atuam nas escolinhas e do praticante para chegar no alto rendimento”, falou. “Hoje, como treinamento de Pinda, temos entre 45 a 50 atletas que estão sempre no cenário estadual e até internacional trazendo conquistas pra gente”, salientou.
O desempenho brilhante desses jovens atletas é motivo de orgulho para a comunidade de Pindamonhangaba, que reconhece o esforço e a dedicação deles em suas respectivas modalidades esportivas. Essas conquistas são fruto do empenho dos atletas, bem como do apoio e incentivo dos treinadores, familiares e apoiadores.