
A Academia Pindamonhangabense de Letras (APL) promove grupos de estudos literários abertos ao público, oferecendo encontros semanais para aprofundamento em obras e autores de destaque. A ação conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura.
O encontro do Grupo de Estudos Guimarães Rosa acontece todas as terças-feiras, às 14 horas, no auditório do Palacete 10 de Julho, sede da Secretaria de Cultura e Turismo. No mês de março, os participantes estão analisando a obra ‘Grande Sertão: Veredas’, de João Guimarães Rosa, e os interessados precisam apenas levar um exemplar do livro para acompanhar as discussões.
Em abril, o grupo de estudos terá foco no autor Balthazar de Godoy Moreira, reunindo-se às segundas-feiras, no mesmo horário e local. Além disso, ampliará suas atividades com visitas a escolas municipais e particulares, divulgando a obra do poeta. Serão promovidas também oficinas sobre poesia, princípios e processos criativos, incentivando a produção literária dos estudantes.
O diretor da Academia Pindamonhangabense de Letras, José Luiz Gândara Martins, destacou a importância dos grupos literários.
“São uma oportunidade única para a imersão no universo da literatura, promovendo não apenas a leitura, mas também o debate e a valorização de grandes obras e autores. Ao estimular o pensamento crítico e a troca de ideias, reforçamos nosso compromisso com a formação de leitores e escritores, fortalecendo a cultura literária em nossa cidade.”