Colaboração Thainá Galvão e Anderson de Carvalho
Abraçar é envolver alguém com seus braços e dar um aperto bem gostoso, é uma maneira de demonstrar que gostamos desse alguém, que nos importamos.
Abraçar nossos pets é uma forma de relaxarmos a mente e o corpo, mas é importante considerarmos o conforto do nosso animalzinho, pois alguns pets podem gostar do contato físico, enquanto outros podem se sentir desconfortáveis ou estressados. Os pets podem ser pegos de surpresa com o abraço, por isso, é importante entender como eles se sentem.
Vou contar a história de Zion e Pérola. Zion é um Golden Retriever que adora brincar. Um dia, seu tutor deu um abraço bem apertado nele. Zion ficou incomodado e ficou com a boca fechada olhando fixo pro tutor. Isso significa que ele não gostou muito.
Já Pérola, uma Dachshund tímida, foi surpreendida com um abraço de um visitante. Ela ficou assustada e começou a rosnar. Pérola estava dizendo: “Ei, não faça isso, não te conheço!”.
Então, para demonstrar nosso amor pelos animais, primeiro, observamos como eles reagem: se ficam parados ou viram a cabeça, se fecham a boca ou rosnam. É importante prestar atenção, pois têm comportamentos que significam desconforto e não que ele está gostando.
Em vez de abraçar, aproxime-se com calma e cuidado, e espere o pet se aproximar e interagir com você. Nunca force a interação com o animalzinho. Isso não significa que ele não goste de você, mas sim que prefere menos aproximação. Alguns animais preferem nos acompanhar ao invés de ganhar abraços.
Esses desconfortos podem ser modificados com o vínculo, através de passeios e brincadeiras. Vale lembrar também que em uma feira de adoção, por exemplo, os pets não estão acostumados com tanto contato físico, por isso é importante respeitar seu espaço e ir com calma. Cada animal é diferente do outro. O carinho começa com a calma e a paciência com nossos amigos de quatro patas.
*Thainá Galvão é estudante de psicologia e atua com ONGs que resgatam animais e Anderson de Carvalho é adestrador de cães.
Mais informações: @adestradorandersoncarvalho