Neste mês de junho, vamos prolongar as comemorações dos 142 anos da criação do jornal Tribuna do Norte com muitas ações e novidades para os nossos leitores. E uma destas ações é a valorização dos nossos colunistas, profissionais que semanalmente preenchem nossas páginas com seu conhecimento, bom humor e a possibilidade de viajarmos, lendo seus textos.

Fundado em 1882, o jornal é uma das publicações mais antigas do Brasil e tem desempenhado um papel fundamental na disseminação de informações e na formação da opinião pública local. É um pilar essencial da mídia, exercendo um papel diversificado na cobertura de notícias, na divulgação de eventos, na influência política e no apoio a iniciativas sociais. Sua importância vai além do jornalismo, contribuindo significativamente para o desenvolvimento e a coesão da comunidade local.
As matérias escritas para o espaço AJOP são fundamentais para enriquecer o conteúdo do jornal, oferecendo análises aprofundadas, perspectivas variadas e engajamento contínuo com os leitores. Elas ajudam a interpretar temas do dia a dia e a promover um debate saudável, desempenhando um papel vital na missão do jornalismo de informar, educar e inspirar a sociedade.

Nascido em 11 de junho de 1882, o jornal Tribuna do Norte é um periódico que, sem perder a essência, acompanha a evolução da imprensa, respeitando sempre a preferência de seus leitores com edições em formato digital e impresso. Tribuna do Norte é o jornal da família toda, pois também oferece os cadernos Tributeens para jovens, e Tribuninha para as crianças.
Pertencer a essa família é uma honraria de muita responsabilidade. Através da minha coluna “Proseando”, procuro oferecer textos saborosos e despertar o gosto pela literatura.
Vida longa ao jornal Tribuna do Norte e à Fundação Dr. João Romeiro.

Celebrar o aniversário da Tribuna do Norte integrando seu quadro de colunistas é uma emoção especial, para quem cresceu com seus exemplares na estante, na prateleira “jornais do Vovô”. Por muitos anos esse jornal foi, de fato, a tribuna por onde meu avô, Balthazar de Godoy Moreira, divulgou seu amor por Pindamonhangaba, fosse por seus sonetos patrimoniais, depois compilados no livreto “Roteiro de Pindamonhangaba”, fosse por suas “memórias de Pinda” que cristalizaram o modus vivendi de seu tempo em cada rua, casarão ou esquina dessa Princesa do Norte.
A Tribuna sempre foi o espaço democrático e incentivador dos intelectuais, dos homens e mulheres de destacado valor que, ao longo destes 142 anos, singularizam suas páginas cruzando os limites do jornalismo para o registro histórico e poético, páginas que abrigaram os registros dos grandes pindamonhangabenses, de estirpe e de coração por esse quase século e meio de existência.
Estar nos quadros desta Tribuna, neste aniversário especial, traz, por isso, uma responsabilidade singular com os colegas, os editores e, principalmente, os leitores. Sempre inovando seus conteúdos e à frente de seu tempo, por isso mesmo ultrapassando os limites temporais, foi aberta a oportunidade de uma análise sobre o mundo dos direitos, um serviço público relevante para que cada leitor possa ter conhecimento e, por consequência, a possibilidade de exercer seus direitos. Assim, vai se reinventando e metamorfoseando de acordo com os novos conceitos sociais, mas sem perder seu objetivo inicial de um jornalismo correto e confiável, para que outro centenário possa ser alcançado por esse singular, e atemporal, jornal Tribuna do Norte, a quem saudamos com alegria.

Cá estou eu para falar da alegria que é estar com vocês, na Tribuna do Norte. Meu coração sorri, em festa. Esse feito é a realização de um desejo da minha alma e do meu corpo, pois foi de uma forma visceral que eu sonhava em ser colunista, um dia!
Portanto, eu só tenho a agradecer a toda equipe deste jornal que se dedica a levar informação precisa e de qualidade a todos da nossa região. Agradeço e reverencio, também, àqueles que me deram a oportunidade de estar aqui e, principalmente, a todos os leitores que nos acompanham.

Vou confessar: nos anos em que estudei Jornalismo, eu já sonhava em ser colunista da Tribuna! Mesmo apaixonado pela reportagem e ciente do desafio da imparcialidade jornalística, queria mais era produzir artigos de opinião! Como sabemos, o caminho se faz ao andar. Hoje, tantos anos depois, jornalista, professor e escritor, tenho a imensa alegria de assinar duas colunas sobre escrita e leitura neste jornal! Obrigado, Tribuna do Norte, por acolher a minha voz e também a voz de tanta gente linda em suas páginas centenárias! Parabéns!!!

Que história incrível, e eu tenho orgulho de fazer parte. Jornal Tribuna do Norte, um jornal que fez e faz parte da história do Brasil e da minha história, pois foi o primeiro jornal a aceitar minha contribuição como colunista e por isso estou há 315 semanas ininterruptas trazendo o tema Ser Voluntário para o leitor deste veículo histórico. Parabéns e muitas comemorações pela frente.

É um privilégio enorme ser colaborador de um jornal tão importante como o Tribuna. É gratificante poder levar um pouco de alegria semanalmente com minhas tirinhas… O Jornal Tribuna do Norte, com seus 142 anos de pura história, leva informações relevantes à população, seja através do jornal impresso ou digital. Vida longa ao Tribuna do Norte!!!

142 anos de Jornal Tribuna do Norte…. Como me sinto honrado em fazer parte dessa história. Uma formiguinha em meio a tantas pessoas que por aqui passaram e deixaram seu legado, além de tantos jornalistas excelentes que aqui escreveram. Sinto muita felicidade em fazer parte do jornal, pois escrever semanalmente exige que eu esteja sempre atualizado e comprometido em desenvolver assuntos melhores e mais interessantes aos leitores.

É com muita honra que eu saúdo a Tribuna do Norte, em seus 142 anos de existência. A Tribuna sempre interpretando os anseios da sociedade pindamonhangabense. Este jornal, que é um dos mais antigos do Brasil, vem atravessando o tempo e o espaço, com muito amor à língua portuguesa e aos fatos que dizem respeito a Pindamonhangaba. Sou um dos colunistas mais antigos e minha coluna Vanguarda Literária aborda diversos temas, da poesia à filosofia. Quero expressar meus votos de parabéns e desejar uma longa existência a este grande jornal. Minha história com a Tribuna é de muito amor e consideração, de muita fraternidade. Parabéns a todos que fazem a Tribuna do Norte.
