
A história do Pinguim remonta à década de 1930, quando o Edifício Diederichsen ainda estava em construção no centro de Ribeirão Preto. Antes mesmo da inauguração oficial do prédio, em 1937, um bar com choperia abriu as portas no térreo do edifício, em 29 de agosto daquele ano, na esquina das tradicionais ruas Álvares Cabral e General Osório. Nascia ali a Choperia Pinguim, que rapidamente se tornou referência em servir chope de qualidade, com uma tradição mantida até hoje.
A chegada à cidade de Pindamonhangaba reforça a expansão da marca, que busca manter o alto padrão que a consagrou. A nova unidade conta com um amplo ambiente, equipe especializada e um restaurante completo, oferecendo não apenas bebidas de excelência, mas também uma experiência gastronômica completa.
O grande destaque da casa continua sendo o chope, preparado e servido com um rigoroso processo que garante sua qualidade e sabor inconfundíveis. A bebida passa por um período de descanso de 24 horas em uma câmara fria a -2 °C e é transportada até a chopeira sem qualquer contato físico, preservando sua pureza e temperatura ideal. O sistema de chopeira de gelo, utilizado desde os primeiros anos da marca, está presente na nova unidade.
Além do chope, o cardápio inclui uma variedade de pratos e porções, pensados para harmonizar com a bebida e oferecer aos clientes uma experiência única. A choperia atende diariamente, das 11h às 23h e oferece uma variedade de pratos no estilo “comida de boteco”, lanches, pratos à la carte e pratos executivos. Tudo no capricho para um almoço, happy hour com os amigos ou um jantar com a família.
Reconhecida como um dos maiores ícones da cultura cervejeira brasileira, a Choperia Pinguim agora marca presença também na cidade de Pindamonhangaba. A nova unidade está localizada na rede Graal, às margens da Rodovia Presidente Dutra, na altura do km 95, e promete trazer ao Vale do Paraíba toda a tradição e excelência que fizeram da marca um verdadeiro símbolo nacional.