Jornal Tribuna do Norte

>> Ir para site antigo
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

A inauguração da luz elétrica em Pindamonhangaba (3)

Arquivo TN. Nesta foto antiga da Praça Monsenhor Marcondes podemos ver (à esquerda) o histórico coreto onde se posicionavam as autoridades nos eventos festivos… como o do recebimento da iluminação elétrica em julho de 1911

A iluminação elétrica foi outro dos importantes acontecimentos ocorridos no município ainda nas primeiras décadas de 1900

A Página de História dá sequência às lembranças relacionadas ao festivo 29 de julho de 1911, dia que marcou a troca da iluminação a querosene pela das lâmpadas elétricas.


Após as solenidades realizadas na Usina Izabel, no alto da serra da Mantiqueira, autoridades e população se deslocaram até a Praça Monsenhor Marcondes para a continuidade dos eventos, conforme registrou a edição de 6/8/1911 do jornal Tribuna do Norte.

O jardim da cascata

Anoitecia quando regressaram da Usina Izabel “…e todo o povo se reuniu no Jardim da Praça Monsenhor Marcondes, o qual sobre ser um dos pontos mais belos de nossa cidade, achava-se virtuosamente ornamentado”, conta o redator da Tribuna.


O bem cuidado logradouro público, especialmente preparado para o ato de inauguração, mereceu do articulista exaltar a atuação da comissão escolhida para cuidar dos festejos, composta pelos senhores Athayde Marcondes, Plínio Cabral e Serafim Fontes. “O coreto preparado para nele postar-se a Câmara durante a inauguração oficial da luz elétrica na cidade, estava deslumbrante”, destacou.


Depois de um dia festivo nas montanhas da Mantiqueira, vinha a noite festiva na praça. Era por volta das 18 horas, quando, segundo escreveu o articulista: “…os senhores vereadores, com o Dr. Francisco Romeiro, Dr. Fontes Junior, Dr. Eduardo Maia – juiz de direito desta comarca; Dr. Ferreira Alves – delegado de polícia; Dr. Ricardo Villela; Dr. H. Itibiré; Dr. Josino Guimarães; Dr. Herculano de Carvalho – juiz de direito de Lorena; Dr. Leôncio – delegado da mesma cidade; Dr.Luiz Maia – advogado em Pirassununga; Dr. João Romeiro, e outras pessoas gradas, tinham tomado seus lugares…”


O que veio a seguir, imagina-se, foi inesquecível a quem coube o privilégio de assistir o acender das luzes sem as escadas e o fogo no pavio encharcado de combustível, prática até então utilizada pelos acendedores de lampião na Pindamonhangaba daquele início do século XX : “…quando as inumeráveis lâmpadas distribuidas no jardim iluminaram-se todas. Como se pode imaginar, a impressão não podia deixar de ser agradabilíssima”.

Os discursos

Na inauguração da iluminação da Praça Monsenhor Marcondes, em prosseguimento ao que estava previsto, conforme consta na matéria, houve o pronunciamento de alguns oradores: “Falou em primeiro lugar o inteligente Dr. Itiberé da Cunha, que em nome do Dr. Ricardo Villela, fez a entrega do serviço de iluminação à Câmara Municipal representada por seu prefeito Dr. Claro Cesar, agradecendo a prova de confiança da municipalidade, e afirmando que o empresário trabalhara sinceramente por dotar a cidade de um melhoramento correspondente às exigências de uma população cuja civilização era tradicional”.


Prosseguindo, falou oprefeito médico: “O Dr. Claro Cesar, pronunciando um eloquente discurso, que muito agradou pelos conceitos e pela forma. Entre outras coisas disse o Dr. Prefeito, que não considerava terminada a missão da Câmara atual, que ainda muito tinha a fazer em benefício do povo, e havia de se esforçar por corresponder a confiança daquele que lhe entregaram a administração do município”.


Depois do prefeito, o pronunciamento coube ao deputado estadual Dr. Fontes Junior que “…saudou a nossa população, congratulando-se com ela pelo melhoramento que se inaugurava e fazendo sentir que, na feliz expressão do Dr. Claro Cesar, a inauguração que se festejava não passava de uma alvorada de novos melhoramentos que viriam brevemente a se realizar nesta cidade”.


Concluindo sua fala, o parlamentar Fontes Junior ainda ressaltou: “…aqueles que atualmente administram o município, não sabem enganar, não iludem o povo, prometem e cumprem. Finalmente, falou o senhor Monteiro Junior, vice-presidente da Comarca, agradecendo em nome da municipalidade e da população local os serviços que o Dr. Ricardo Villela acaba de entregar à população”.
Justa homenagem

Aqui é oportuno destacar uma grata homenagem feita naquela data festiva a ilustres pindamonhangabenses e amigos de Pindamoonhangaba: “Do local do coreto reservado à Câmara viam-se lindos escudos com os nomes das pessoas que mais tem trabalhado pela prosperidade do Município. Lemos neles os do Dr. Francisco Romeiro, Dr. Fontes Júnior, Dr. Claro Cesar, Dr. Benjamin Pinheiro e outros ilustres conterrâneos e amigos”.


Encerrando aquela segunda parte da festiva inauguração, foram oferecida “vistas cinematográficas” à população que fora prestigiar a vinda do importante melhoramento público, atração que agradou a todos.


“Assim tiveram fim as festas de rua, que correram sem o mais ligeiro incidente, sem a mínima perturbação da ordem apesar da grande aglomeração o que é uma coisa admirável e muito recomenda os habitantes desta cidade”, aplaudiu o redator TN.

loader-image
Pindamonhangaba, BR
12:19, pm, junho 12, 2024
temperature icon 24°C
céu limpo
Humidity 53 %
Wind Gust: 0 Km/h

Notícias relacionadas

Categorias

Redes Sociais