Jornal Tribuna do Norte

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
>> Ir para site antigo

A IMPORTÂNCIA DOS RIOS

Um rio é um curso de água natural que se move de acordo com a formação de relevo. A nascente de um rio é alta e, à medida que o canal avança, chega à sua foz em terreno de nível inferior, como o mar, outro rio ou um lago.

Os rios não apenas fornecem água para consumo, mas também são essenciais para a condução de atividades econômicas, como agricultura, pecuária e produção industrial, além de serem fundamentais para o ser humano.

Pindamonhangaba é banhada pelo rio Paraíba do Sul, que nasce na Serra da Bocaina e deságua no litoral do Rio de Janeiro. É formado pela confluência dos rios Paraitinga e Paraibuna . O Rio Paraíba do Sul tem 1.120 km de extensão e abriga uma grande e importante geração de energia hidrelétrica (eletricidade gerada a partir do potencial energético da água).

Apesar de sua importância, os rios estão se tornando poluídos. Muitas indústrias lançam efluentes (esgoto) diretamente nos rios e sem tratamento adequado. Outros fatores que contribuem para esse cenário incluem a descarga de efluentes domésticos, produtos químicos usados na agricultura, resíduos de mineração e lixo descartado pelos moradores.

Você pode contribuir para a conservação dos rios com ações simples. Não desperdice água ao tomar banho ou escovar os dentes, não jogue lixo em ralos ou rios, reutilize a água da chuva.

Lembre-se! Pequenas ações fazem a diferença!

Pindamonhangaba, BR
21:57 pm, abril 21, 2024
17°C
céu limpo

Notícias relacionadas

Categorias

Redes Sociais