Os laboratórios foram feitos para ser uma forma eficiente de realizar experimentações científicas importantes ao longo do tempo, as quais o ambiente precisa ser controlado e também que possam ser mantidas as condições ideais para obter os resultados científicos esperados. O sucesso científico de laboratórios permitiu suas utilizações também na formação de novos pesquisadores e estudantes que estejam iniciando as pesquisas científicas. Novamente foi um sucesso e isso progrediu para a construção de ambientes laboratoriais educacionais (laboratórios didáticos) para a formação profissional, fornecendo uma oportunidade única para os estudantes aplicarem o conhecimento teórico adquirido em sala de aula em situações do mundo real permitindo que os mesmos realizem experimentos, testem hipóteses, observem fenômenos naturais e pratiquem habilidades técnicas relevantes para suas áreas de estudo, e possam aprender com seus erros.
O ambiente laboratorial quase sempre simula um ambiente real no qual estudantes orientados por seus professores, e realizam de forma controlada e segura experimentos que permitem entender a teoria na prática, fundamental no processo de ensino-aprendizagem, solidificando conceitos abstratos, promovendo as habilidades de resolução de problemas, e fomentando a curiosidade, preparando-os para desafios futuros em suas carreiras (acadêmicas ou profissionais), sejam elas quais forem.
Novas formas educacionais, chamadas de metodologias ativas, fazem uso de laboratórios e técnicas educacionais muito antigas como Mãos-a-Obra (Hands-On – Prof. John Dewey em 1916), Estudos de Casos Reais (Harvard Business School na década de 1920), Construcionismo (Prof. Seymour Papert na década de 1990), Salas de Aula Invertidas (Flipped Classroom – Prof. Eric Mazur na década de 1990), técnicas do tipo STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática – Prof. Charles Vela na década de 1990), entre tantas outras ferramentas.
Foi devido a facilidade de obter sucesso na formação de competências profissionais e educacionais com a condução de experimentos realizados nestes ambientes que os laboratórios de práticas educacionais formam expandidos para quase todas as escolas no mundo. A realização de experimentos teóricos replicados na prática fundamenta de forma impactante no aprendizado, assim como no conhecimento consolidado de estudantes.
A realização experimental permite ao estudante conectar a teoria com o mundo real, realizando a importante ponte mental dos conceitos teórico-prático que permite construir conhecimento sólido.
A prática tem papel fundamental no processo de aprendizagem para transformar o conhecimento em sabedoria. A noção de construir e testar em laboratórios é algo rotineiro, importante e útil na indústria e nas pesquisas científicas, então é interessante também nos processos educacionais. A construção e testes em laboratórios permite o amadurecimento de ideias, e fomenta a criatividade e a iniciativa, processos que naturalmente levam a despertar interesses diversos proporcionando uma oportunidade ímpar para explorar a criatividade e desenvolver a capacidade de inovação, buscando soluções originais, estimulando o pensamento criativo.
A utilização de laboratórios de práticas educacionais estende o conceito importante de construcionismo o “aprender-a-aprender”. As vantagens de utilizar processos construcionistas decorre do fato de que o estudante é sempre estimulado e instigado a procurar por seu conhecimento, ou seja, não basta ou satisfaz nesse processo apenas as informações transmitidas pelo professor, é necessário sempre saber mais, conhecer mais e aprender mais. O que torna cíclico o conhecimento, amadurece a aprendizagem e permite gerar sabedoria.
A FATEC de Pindamonhangaba disponibiliza em seus cursos diversos laboratórios práticos profissionais/educacionais, nos quais, os conhecimentos adquiridos de forma teórica são testados na prática o que que permitem aos estudantes se tornarem bons profissionais, sempre preparados para a atuação no campo tecnológico. Entre no site da FATEC de Pindamonhangaba (https://www.fatecpindamonhangaba.edu.br) e descubra qual curso mais atrai você e que atende as suas expectativas. Ensino gratuito e de qualidade. Venha conhecer a FATEC de Pindamonhangaba e dar início em sua carreira profissional.