
A Unidade Escolar Deputado Claro César, em Moreira César, realizou ação de reflexão sobre os perigos e efeitos dos atos de bullying entre os estudantes. Durante a ação houve reflexões sobre o bullying com os estudantes do 3° A do Ensino Médio, com o objetivo de criar um ambiente mais seguro e acolhedor. Os alunos puderam desenvolver a empatia, responsabilidade e reduzir a violência, bem como exercitar habilidades sociais a partir da fala “Provocar para que?”.
A fala foi muito pertinente para que os alunos aprendessem a se comunicar de forma eficaz e a resolver conflitos de maneira pacífica.
O projeto “Provocar para que?” tem como intuito instigar os alunos a pensar sobre as consequências do bullying no ambiente escolar e social de uma maneira descontraída, onde através de um bate-papo, aprendemos que uma simples brincadeira ou um ato impensável pode trazer prejuízos não só para quem é vítima do bullying, mas também para quem o comete. Então, vamos pensar: vale a pena? “Provocar para que?”.
O bullying nas escolas públicas do Brasil é um problema persistente, com dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) de 2019 indicando que 12% dos estudantes de 13 a 17 anos já haviam praticado bullying e 23% se sentiram ofendidos ou humilhados pelo menos duas vezes nos 30 dias anteriores à pesquisa. As principais motivações para as provocações incluem a aparência do corpo, do rosto e cor ou raça.
A situação, inclusive, tem mostrado aumento recente em alguns estados, como São Paulo, onde os casos praticamente dobraram entre 2022 e 2024, segundo o governo estadual. A ação faz parte das atividades da Pasta Conviva, representada pelo vice-diretor da unidade em parceria com os psicólogos escolares.









