Bem-vindo ao Jornal Tribuna do Norte   Clique para ouvir áudio Bem-vindo ao Jornal Tribuna do Norte

Jornal Tribuna do Norte

A importância da amamentação

Dr. José Carlos Nogueira Junior, é Fisioterapeuta formado há 20 anos, possui especialização em Ortopedia e traumatologia, Osteopatia e Acupuntura. É sócio da Azzera Clínica, Clínica multidisciplinar em Pindamonhangaba.

Neste mês de agosto temos a campanha de aleitamento materno como foco para chamar a atenção da população, quanto à sua importância. É o chamado Agosto Dourado, onde esta primeira semana, inclusive, faz parte do calendário mundial, sendo a Semana Mundial da Amamentação.


Mas qual a importância da amamentação? A amamentação ajuda na nutrição e imunização do bebê, pois possui anticorpos que o protegem contra diversas doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias. Ainda, como fatores em prol da amamentação às crianças, o aleitamento materno reduz o risco de diabetes, hipertensão, hipercolesterolemia, além de obesidade na vida adulta e favorece o desenvolvimento cognitivo, da face e da fala.


Para as mamães, a amamentação contribui para a prevenção do câncer de mama, principalmente se feita por mais de um ano, e também para prevenção do diabetes tipo 2, além de fortalecer o vínculo entre mãe e filho.


Mas até quando deve-se amamentar? Os primeiros 6 meses são primordiais para o aleitamento materno, sendo ele somente o suficiente para a criança. Segundo as pesquisas, até os dois primeiros anos de vida, o leite materno faz-se importante na dieta da criança, mas até que data limite se deve dar, não é possível dizer. Daí usa-se o bom senso da mamãe e se ela tem o leite ainda, mas como a criança já tem outras fontes de alimento e vitaminas, o leite materno não é necessário para ela.


O leite materno é rico em várias substâncias e composto principalmente por agua. Ainda apresenta vitaminas hidrossolúveis (C e complexo B), minerais, açúcares, proteínas e gorduras necessárias para a alimentação saudável da criança. Nos primeiros dias após o parto, é produzido o colostro. Quando comparado ao leite maduro, ele é mais viscoso, possuindo maiores concentrações de proteínas, minerais e vitaminas.


Hoje em dia temos o Banco de Leite, que é uma estratégia do poder público para alimentar bebês que não podem ser amamentados pela própria mãe. Portanto, trata-se de uma ação estratégica de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno onde engloba as ações de coleta, processamento e distribuição do leite.


O aleitamento materno é um direito garantido por lei. Todas as mães têm o direito de amamentar seus filhos, seja no trabalho, em casa e até quando estão privadas de liberdade, elas têm direito a alimentar o seu filho no peito. O aleitamento materno é também um direito da criança. Os pais também têm papel importante no processo, pois devem incentivar as esposas e mães a darem o leite aos seus filhos, seja ajudando pegando um copo de agua durante o aleitamento, seja colocando a criança para arrotar e sendo carinhoso respeitoso e amoroso, pois muitas mulheres ficam frágeis neste período.

loader-image
Pindamonhangaba, BR
03:57, am, setembro 16, 2025
21°C
céu limpo
68 %
Wind Gust: 10 Km/h
Clouds: 3%
Sunrise: 06:38
Sunset: 17:38

Notícias relacionadas

Tribuninha N° 103

Tribuninha N° 103

12 de setembro de 2025
Edital 10333

Edital 10333

12 de setembro de 2025
Edição 10333

Edição 10333

12 de setembro de 2025

Categorias

Redes Sociais

Clique para ouvir áudio