
Será um ano de notáveis mudanças e transformações, impulsionado por eventos astronômicos significativos. O ano de 2024 será regido pelo número 8 na numerologia, trazendo consigo uma energia de lutas por poder, conquistas pessoais, desejo de alcançar o equilíbrio e a realização em todas as áreas da vida. Esta energia implica administração, negócios, ambição, eficiência e competência. Entretanto, como tudo na vida, essa energia pode vibrar tanto de forma elevada quanto de forma mais sombria.
Qual é a cor do ano 2024? Além do branco, entre as empresas do ramo da moda, o tom laranja apricot crush é a cor escolhida para 2024, e já pode ser usada no réveillon.
Prever eventos futuros com precisão, especialmente em relação a tendências macroeconômicas para um ano específico, como 2024, é bem complicado. Quando tudo parecia ir por um caminho, veio mais uma guerra, que ainda não fazemos ideia de como o mundo vai se comportar nos próximos meses, quanto mais no próximo ano.
Muitos fatores influenciam a economia global, e esses fatores podem evoluir de maneiras imprevisíveis. A economia brasileira passou por um ano muito positivo em 2023, com o recuo da inflação e crescimento positivo. Mas 2024 promete ser mais desafiador, por causa das incertezas globais e do enfraquecimento dos fatores que impulsionaram as atividades internas neste ano.
Em prazos mais longos, a reforma tributária do consumo e a agenda de combate às mudanças climáticas são fatores que tendem a beneficiar a economia do país. Em 2024, veremos um crescimento global menor pelo terceiro ano seguido, causado pelos juros elevados mundialmente, fragmentação do comércio, tensão geopolítica e dúvidas sobre o poder econômico chinês. Um crescimento global menor diminui commodities, isso mexe com o nosso país.
A agropecuária que hoje vive um pico e foi o principal fator que impulsionou o PIB brasileiro pode sofrer baixas. Auxílios que fortaleceram a demanda doméstica como o bolsa família não terá reajustes expressivos.
Mesmo assim, sou uma pessoa otimista. Às vezes, a vida tenta nos enganar com obstáculos, confundindo nossa determinação com dificuldades que parecem não ter fim. Mas quase sempre essas tribulações servem apenas para testar nossas capacidades e nos ensinar.
Desejo ótimas festas a você, leitor, e sua família. Obrigado de coração pela companhia nos nossos encontros semanais todas as sextas-feiras na Coluna AJOP. Você é parte fundamental da minha alegria de escrever. Que 2024 seja iluminado e farto de coisas boas, amém. Feliz Ano Novo!