
No último sábado (19), aconteceu o 1º Seminário do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, em Pindamonhangaba. O evento aconteceu na UNIFUNVIC e contou com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos. Com o tema “Juntas & Empoderadas”, o seminário reuniu mais de 100 participantes e promoveu debates importantes sobre direitos, empoderamento e valorização da mulher na sociedade.
A programação incluiu palestras com especialistas, homenagens emocionantes e reflexões sobre os desafios enfrentados pelas mulheres em seus diferentes contextos. “O empoderamento feminino nasce do conhecimento e da rede de apoio que construímos juntas”, afirmou a diretora do departamento da Mulher e Família, Luciana Simonetti.
Um dos pontos altos do evento foi a homenagem a mulheres que se destacam na luta por direitos em Pindamonhangaba, como a chefe de gabinete Thais Batista, que atuou diretamente na organização e reestruturação de muitos conselhos, além das ex-presidentes e conselheiras do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.
Para a secretária adjunta da Mulher, Família e Direitos Humanos, Magda Félix, o seminário foi um marco para a cidade. “A cada história contada, vivemos momentos de emoção e inspiração. Foi um dia de valorização, escuta e fortalecimento da nossa luta”, destacou Magda Félix.
A presidente do CMDM, Eliana Silva Honorato, também ressaltou o valor do reconhecimento. “Reconhecer a grandeza das pessoas é um dos princípios da honra. Essas homenagens deram visibilidade e valor às mulheres que transformam o mundo ao seu redor, mesmo quando atuam no secreto”, destacou.
O seminário encerrou com a certeza de que fortalecer as mulheres é investir em uma cidade mais justa, humana e igualitária.