Pindamonhangaba celebrou, entre os dias 22 e 23 de novembro de 2024, o sucesso do 1º Festival Multicultural Mov.Ocupa, uma iniciativa pioneira que uniu cultura, educação ambiental e sustentabilidade. O evento, realizado na Praça 7 de Setembro, atraiu mais de 3 mil pessoas, promovendo reflexões e ações concretas para contribuir com um futuro saudável para o planeta.
Estudantes da rede pública de ensino e jovens da APAE participaram ativamente de oficinas arte/educativas que abordaram temas como preservação da natureza, reciclagem e economia circular. O festival transformou a praça em um espaço de conscientização com experiências culturais interativas, apresentações musicais, teatro, oficinas, a exposição “Arte pelo Clima” e a Ecofeira, que trouxe soluções inovadoras e responsáveis para a geração de produtos e serviços. Foi a primeira vez que um evento dessa magnitude ocupou a Praça 7 de Setembro de ponta a ponta, como destacou Vânia Freire, artista que atuou como oficineira nesta edição.
Entre as diversas atividades, a revitalização de carroças teve grande destaque. Alcides Joaquim Braga, catador de material reciclável com mais de uma década de experiência, celebrou a transformação de sua carroça realizada pelo Programa Mov.Cicla. “Fui chamado a participar desse projeto e gostei. Eles valorizam as coisas simples e pequenas. Minha carroça estava pesada e bastante estragada. Agora ficou mais leve para trabalhar e bonita também!”, afirmou.
Os organizadores registraram um feito importante: 70% dos resíduos produzidos durante o evento foram destinados corretamente à reciclagem, 17 vezes mais que a média nacional. No total, foram gerados 111,9 kg de resíduos, sendo 75,6 kg destinados à reciclagem e 36,3 kg de rejeitos.
O Festival Mov.Ocupa foi realizado pelo Instituto Sabiá e pelo Ministério da Cultura, com patrocínio da Novelis via Lei Rouanet e apoio da Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba.