
A ação de encerramento do Novembro Azul em Pindamonhangaba, realizada nessa quinta-feira (27), na Praça Sete de Setembro, foi um sucesso. Centenas de pessoas passaram pelos estandes ao longo da manhã, impulsionadas principalmente pela localização estratégica — um ponto de grande fl uxo de pedestres devido à proximidade com o terminal/ponto de ônibus. A proposta foi conscientizar a população sobre a importância do cuidado contínuo com a saúde do homem, reforçando prevenção, diagnóstico precoce e acesso aos serviços da rede municipal.
Coordenada pela Secretaria de Saúde, em parceria com as secretarias da Mulher, Família e Direitos Humanos; Assistência Social; Comunicação e Eventos; e Esportes e Lazer, a iniciativa reuniu uma série de serviços gratuitos: aferição de pressão arterial e glicemia capilar; orientações psicológicas, nutricionais e jurídicas em parceria com a Anhanguera; quick massagem; auriculoterapia; atividades para crianças com o grupo Poder do Sorriso; conscientização sobre erradicação do trabalho infantil (Peti); além de testes rápidos no Ônibus da Saúde.
“Encerrar o Novembro Azul ocupando um espaço central, por onde tanta gente circula, foi decisivo para ampliar o alcance da mensagem. Mais do que números, levamos acolhimento, escuta e orientação. Muitos homens saíram daqui com o encaminhamento necessário para seguir o cuidado”, afi rmou a secretária de Saúde, Andreia Martins.
Para além da mobilização, a campanha reforçou o acesso ao exame de PSA: as unidades mantiveram ‘portas abertas’ para a solicitação e, exclusivamente para esse exame, o CISAS e o Laboratório Central realizaram coletas das 13h às 15h para pedidos emitidos nas próprias unidades durante a semana.
“A presença das famílias e a participação ativa das mulheres mostraram que a saúde do homem também é um compromisso coletivo. Quando toda a rede apoia, o cuidado acontece e se mantém”, fi nalizou a secretária da Mulher, Família e Direitos Humanos, Magda Felix.








