
Pindamonhangaba deu início ao processo de eleição para composição do Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMPI), conforme cronograma estabelecido em edital publicado no dia 29 de outubro de 2025. O Conselho tem papel fundamental na formulação, fiscalização e acompanhamento das políticas públicas voltadas à garantia de direitos e à qualidade de vida da população idosa.
De acordo com o cronograma, o credenciamento para participação na Assembleia — etapa que corresponde à inscrição dos interessados — ocorre entre os dias 3 e 13 de novembro de 2025. A lista dos inscritos habilitados será publicada no dia 19 de novembro, e o prazo para impugnações ou recursos estará aberto de 20 a 24 de novembro.
A Assembleia para eleição dos novos conselheiros está marcada para o dia 5 de dezembro de 2025, com a publicação da lista dos eleitos prevista para 8 de dezembro. A posse dos eleitos e eleição da nova diretoria do Conselho acontecerá em 12 de dezembro de 2025.
O Conselho Municipal da Pessoa Idosa é composto por representantes do poder público e da sociedade civil, e atua de forma paritária na defesa dos direitos das pessoas idosas, promovendo a participação social e o controle das políticas públicas voltadas a essa população.
“O Conselho é um importante espaço de diálogo e construção coletiva. Ele fortalece as ações voltadas à valorização e à proteção da pessoa idosa em Pindamonhangaba”, destacou a coordenadora da Casa dos Conselhos, Simone Braça.








