Bem-vindo ao Jornal Tribuna do Norte   Clique para ouvir áudio Bem-vindo ao Jornal Tribuna do Norte

Jornal Tribuna do Norte

Casa Patchô desenvolve projeto “Casa de Criar” com foco em fomentar as ações culturais

A Casa Patchô, espaço cultural independente referência em criação e incentivo cultural em Pindamonhangaba e região, está desenvolvendo o projeto “Patchô – Casa de Criar”, para ampliar e fortalecer suas ações como espaço aberto voltado à democratização e ao fomento à cultura, ao acolhimento e formação artística e à troca de saberes em Pindamonhangaba.

O projeto é viabilizado com recursos do Fomento CultSP, programa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas. Considerando o recebimento de recursos públicos e o interesse na ampliação do acesso aos produtos culturais, foram adotadas medidas de democratização do projeto, como oferta de atividades gratuitas, apresentações em espaços públicos, disponibilização de acessos online, entre outras, incluindo ainda melhorias estruturais no espaço físico e a ampliação de ações formativas, intercâmbios e residências artísticas.

“O projeto ‘Patchô – Casa de Criar’ prevê uma programação contínua com ofi cinas, exibições de fi lmes, saraus, cursos de formação em produção cultural, intercâmbio entre casas de cultura independentes da região e uma residência voltada a artistas emergentes, funcionando como uma incubadora de novos projetos culturais”, afi rma Vânia Freire, uma das produtoras do projeto.

Projeto em ações

O início das atividades ainda em 2025 contou com ações marcantes, como o Cine de Quinta, ofi cinas de cortejo cênico, cursos de formação em produção cultural, visitas técnicas às casas participantes do intercâmbio e apresentações artísticas da Severina Cia de Teatro, como cortejos e intervenções site specifi c – as atividades seguem ao longo de 2026. Também foi realizado o Sarau Patchô na Casa Raxada, em Tremembé (SP), marcando o início do intercâmbio cultural entre as casas: Casa Raxada, Ilê das Pretas (Jacareí – SP), Cortiço (Pindamonhangaba – SP) e Casa Patchô.

A Casa Patchô fi ca na rua Ignácio Henrique Romeiro, 16 – Chácara Galega, Pindamonhangaba, e a programação completa do Projeto “Patchô – Casa deCriar” é divulgada mensalmente pelo Instagram @casa.patcho.

Casa de Cultura Independente Patchô

A Casa Patchô é um espaço cultural independente localizado em Pindamonhangaba (SP), referência no Vale do Paraíba por sua atuação na formação, criação artística e incentivo à cultura independente. Berço e sede da Severina Cia de Teatro, a Casa Patchô atua há mais de 12 anos como um território de troca de saberes, acolhimento, produção cultural e articulação de redes entre artistas, coletivos e agentes culturais da região.

Projeto “Patchô – Casa de Criar”

O projeto “Patchô – Casa de Criar” tem como objetivo fortalecer o espaço como um polo de criação, formação e intercâmbio cultural. Viabilizado por meio de leis de incentivo à cultura, como a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), do Ministério da Cultura e do Governo Federal, e Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria da Cultura, economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, o projeto promove melhorias estruturais, ações formativas, residências artísticas, implementação de medidas de acessibilidade, intercâmbios regionais e uma programação contínua de atividades culturais, com foco no fortalecimento da rede de artistas do Vale do Paraíba e no estímulo à formação de novos criadores.

loader-image
Pindamonhangaba, BR
19:38, pm, fevereiro 20, 2026
21°C
céu limpo
68 %
Wind Gust: 10 Km/h
Clouds: 3%
Sunrise: 06:38
Sunset: 17:38

Notícias relacionadas

Categorias

Redes Sociais

Clique para ouvir áudio